terça-feira, 21 de maio de 2013

Tristeza


Tristeza

É um sentimento tão necessário como a própria felicidade, uma pessoa só consegue ter a noção que está triste quando experimentou a felicidade.
Mas porque ficamos tristes? Porque tantas vezes experimentamos este sentimento insípido e desprovido de alegria? Será destino, karma, dharma? Não sei, não tenho uma resposta concreta a dar. Mas creio que se a tristeza existe é para o nosso bem! Claro que nem todos conseguem compreender isso, e esse é o erro, pois em vez de tentar compreender a tristeza e o porque de ela existir, tentam varrê-la da vida e colocá-la na dispensa do coração, porque  pensam que isso é o melhor. E assim vão ignorando durante dias e meses e anos, ao mesmo tempo que a dispensa enche mais, e aquela pessoa que era feliz, fica fria, isola-se, e entra no mundo da solidão…

O mundo da solidão é necessário, mas quanto mais tempo se fica nele mais prejudicial será para nós. E assim, um sentimento tão importante como a tristeza prejudica-nos e coloca-nos num estado depressivo. Quantos dos que lêem estas palavras não estarão a passar por isto, quantos de vocês não choram desesperadamente por ajuda, por algo que vos tire desse poço fundo? Por vezes optam pela solução mais fácil na farmácia mais próxima, mas acreditem não adianta estar a adiar mais uma vez a resolução do problema com químicos que para além de viciarem, vão também dar uma falsa boa disposição. Por fim começam a aparecer os pensamentos que nunca deveriam passar pela cabeça “O que estou aqui a fazer?”, “Oh! Não sirvo para nada!”, “Sou um peso para todos!”, “Vou pôr um fim a isto tudo!”.
Tudo chegou a este ponto porque decidiram ignorar a tristeza, as desilusões. Como sair deste poço? Existem muitas respostas para isso, umas abordagens médicas, outras abordagens não médicas, outras do foro religioso. FALAR do que sentem, para mim essa é a melhor abordagem, falem com aquele/aquela amiga, falem com o filho, falem com o marido, falem com o padre se for preciso, mas falem.

Tentem entender a tristeza, não esperem que a tristeza vos tente entender!

José Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário